Notícias

Carteira de estudante 2019 tem prazo de validade prorrogado até 30 de junho devido à pandemia

A validade da carteira de estudante 2019 foi prorrogada até o dia 30 de junho devido à paralisação dos serviços essenciais por causa da pandemia da Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus. Essa é a segunda prorrogação do prazo de validade, que terminaria em 31 de março e já tinha sido ampliado até 30 de abril.

Além de garantir o direito da meia passagem, através da aquisição de créditos para o Vale Eletrônico Metropolitano (Vem) Estudantil, o documento possibilita o pagamento de meia-entrada em eventos culturais e esportivos.

Alunos de escolas públicas e privadas que estão nos ensinos infantil, fundamental, médio, nível técnico profissionalizante e quem estuda em cursinho pré-vestibular têm até o dia 31 de dezembro deste ano para solicitar a carteira de estudante 2020 no site do Grande Recife Consórcio de Transporte. Também até essa data, deve ser pago o boleto no valor de R$ 13,50.

Desde 2017, as pessoas transexuais podem usar seu nome social na carteira de estudante, através de uma solicitação junto à instituição de ensino e ao consórcio, no setor de carteira estudantil, localizado no Parque de Exposições do Cordeiro, no número 2200 da Avenida Caxangá.

Como solicitar

No site do Grande Recife Consórcio de Transporte, é preciso clicar na seção “Carteira de Estudante”. Em seguida, escolher a área de “Acesso para o Estudante” e informar o nome completo e a data de nascimento do aluno. Depois, conferir os dados que aparecem na tela e, se desejar, alterar a foto. Se as informações estiverem corretas, o boleto deve ser emitido e o pagamento efetuado na Caixa Econômica Federal (agências lotéricas, internet, autoatendimento e correspondente Caixa Aqui).

“Caso algum dado precise ser modificado, o aluno deve entrar em contato com a instituição de ensino antes de gerar o boleto. Se o estudante ainda não estiver cadastrado no sistema, ele mesmo poderá fazer a inserção dos dados no site e solicitar a confirmação pela escola para só então emitir o boleto”, disse o consórcio em nota.

Para ter acesso à versão digital da carteira de estudante, deve ser baixado, nas plataformas Android e iOS, o aplicativo CIE PE (Carteira de Identificação Estudantil de Pernambuco), que faz a leitura do QR Code existente na carteirinha física. Com isso, são validados os dados para serem acessados no celular.

Se tiverem dúvidas, sugestões ou reclamações, o consórcio oferece três canais de contato: o telefone da Divisão de Concessão de Abatimento e Gratuidade (3182-5800), o número da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp exclusivo para reclamações (99488-3999).

Author

Asesf